sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Casa da Cidadania viabiliza curso de produtos do leite para mulheres do interior


Pessoal, o mês de agosto chegando ao fim, concluímos dois cursos nesse mês que passou. E setembrou vem com muita coisa nova. Mas antes vamos relembrar o curso de produtos do leite, realizado nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, no Cedeteg. O curso foi ministrado por alunas de Nutrição e Engenharia de Alimentos. As cursistas são mulheres, produtoras rurais, das comunidades de Morro Grande, Morada Nova e distrito de Guairacá.
O objetivo maior dessa parceria da Casa da Cidadania com a Unicentro é ensinar os bovinocultores de gado leiteiro a aproveitar o leite que não é vendido para laticínios, de modo que o produto não seja desperdiçado ou estrague. Leite condensado, iogurte, creme de leite, diversos tipos de queijo, requeijão são alguns dos produtos que as mulheres aprenderam a fazer.

"Eu fazia queijo, mas não sabia fazer esse queijo com ervas e outros queijos que a gente aprendeu aqui", conta dona Maria Soeli Gunha Telma, produtora rural da comunidade de Morro Grande. Dona Maria Soeli explica que, principalmente quando chove, a má condição das estradas faz com que o caminhão do leite não passe na propriedade recolher o produto. "O caminhão sempre passa a cada dois dias. E quando demora mais do que isso a gente não tem espaço no resfriador pra deixar o leite que vai acumulando, então às vezes a gente acaba tendo que jogar fora, dar pro gado, pros cachorros. Agora que eu aprendi todas essas receitas vai dar pra fazer muita coisa com o leite que sobra, pra consumir e quem sabe pra vender também", diz ela.
Rosenilda Gonçalves é outra que está bastante entusiasmada com o que aprendeu. "Esse iogurte que a gente aprendeu aqui, muito fácil de fazer, muito mais gostoso do que o que compra no mercado e com tão pouca coisa dá pra fazer muitos litros de iogurte", conta ela. Rosenilda chama a atenção para o fato de que lá no interior a matéria-prima é abundante. "Pra nós é bom porque a gente tem muita coisa, tem horta, cria os animais, e a gente não tinha muito conhecimento de tudo o que pode fazer com os alimentos. Lá em casa está fazendo sucesso o pão de cebola. Eu percebi quanta coisa que jogava fora e podia aproveitar e fazer receitas nutritivas, com coisas saudáveis e que antes iam pro lixo", esclarece.
Rosenilda, a exemplo de outras quatro mulheres que fizeram o curso de produtos do leite, também já haviam participado do curso de alimentos enriquecidos, realizado pela Casa da Cidadania no bairro Primavera em maio e na comunidade de Morro Grande em junho.
Ao todo, 16 mulheres participaram do curso de produtos do leite. Cada uma ganhou um certificado e um livro de receitas, com dicas de higiene e boas práticas de elaboração e manipulação na cozinha. O próximo curso voltado para os produtores rurais, em parceria com a Casa da Cidadania e a Unicentro, será o de carnes e embutidos, com data ainda a ser marcada. Fique atento e entre em contato com a gente para saber de todos os cursos e sempre estar bem informado: 3629-3003. Confira todas as fotos do curso de produtos do leite aqui: Galeria de Fotos do site da Vereadora Eva Schran. Confira também e baixe no seu computador a cartilha com as receitas e dicas ensinadas no curso: CLIQUE AQUI.

domingo, 16 de agosto de 2009

Novo curso na Casa da Cidadania: "Arte em Biscuit"


Mais um curso gratuito está com inscrições abertas na Casa da Cidadania do Bairro Primavera. Depois de encerrarmos na útima sexta-feira (14) o curso de chinelos decorados, cachecóis e crochê em PET, agora é a vez do pessoal aprender a fazer biscuit. Isso mesmo! O novo curso da Casa da Cidadania é o "Arte em Biscuit". A instrutora, Izabel Cristina Jareski Andrade, ensinará a fazer desde ímãs de geladeira a objetos decorativos, utensílios de cozinha e tantos outros utilizando massa biscuit. O curso começa no dia 20 de agosto e vai até primeiro de setembro, portanto é necessário apressar-se para fazer a inscrição. As aulas serão sempre nas terças e quintas-feiras, na Casa da Cidadania, no período da tarde. São 20 vagas gratuitas. Os participantes devem levar os seguintes materiais: massa para biscuit (encontrada em lojas de artesanato e materiais para decoração), tintas para tecido nas cores vermelho, amarelo, azul, branco, preto e cor de pele. Mais informações e inscrições diretamente na Casa da Cidadania ou pelo telefone 3629-3003. Fale com a gente e venha fazer mais este curso!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Curso de cachecóis, chinelos decorados e crochê em PET encerra hoje; mas vem mais coisa por aí!




Depois de quatro meses (isso mesmo, quatro meses) de trabalho e dedicação da Emília Padilha (a Nina), o curso de crochê em PET chegou ao fim. Hoje foi o encerramento do curso. Durante todas essas semanas, desde o mês de abril, a Nina ensinou muita coisa para todas as pessoas que passaram pela Casa da Cidadania para fazer o curso ministrado por ela. No começo era pra ser crochê com reaproveitamento de garrafas PET. Os cursistas fizeram bolsas, objetos de decoração e utilidade e descobriram como é fácil e barato reaproveitar o PET, além de transformar o que ia para o lixo em materiais muito bonitos. Mas aí a Nina se animou e começou a ensinar o pessoal a fazer cachecóis em teares simples, feitos com um pedaço de madeira e pregos. Muito fácil de fazer os cachecóis! E ficam maravilhosos. A essa altura do curso, bastante gente já estava fazendo bolsas de PET e crochê para vender, cachecóis e mantas. Aí a Nina começou a ensinar chinelos decorados com crochê, com bijouterias, com laços e argolas... um mais lindo que o outro. Pois bem, depois de ensinar tanta coisa em quatro meses, nós da Casa da Cidadania só temos a agradecer à Nina, por ter se dedicado tanto nesse tempo todo e ajudado o pessoal a criar mais formas de geração de renda em casa. MAS... não vai parar por aí! Logo, logo a Nina estará de volta e vai ensinar novas coisas para o pessoal aqui. Aguardem!!!