sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Casa da Cidadania viabiliza curso de produtos do leite para mulheres do interior


Pessoal, o mês de agosto chegando ao fim, concluímos dois cursos nesse mês que passou. E setembrou vem com muita coisa nova. Mas antes vamos relembrar o curso de produtos do leite, realizado nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, no Cedeteg. O curso foi ministrado por alunas de Nutrição e Engenharia de Alimentos. As cursistas são mulheres, produtoras rurais, das comunidades de Morro Grande, Morada Nova e distrito de Guairacá.
O objetivo maior dessa parceria da Casa da Cidadania com a Unicentro é ensinar os bovinocultores de gado leiteiro a aproveitar o leite que não é vendido para laticínios, de modo que o produto não seja desperdiçado ou estrague. Leite condensado, iogurte, creme de leite, diversos tipos de queijo, requeijão são alguns dos produtos que as mulheres aprenderam a fazer.

"Eu fazia queijo, mas não sabia fazer esse queijo com ervas e outros queijos que a gente aprendeu aqui", conta dona Maria Soeli Gunha Telma, produtora rural da comunidade de Morro Grande. Dona Maria Soeli explica que, principalmente quando chove, a má condição das estradas faz com que o caminhão do leite não passe na propriedade recolher o produto. "O caminhão sempre passa a cada dois dias. E quando demora mais do que isso a gente não tem espaço no resfriador pra deixar o leite que vai acumulando, então às vezes a gente acaba tendo que jogar fora, dar pro gado, pros cachorros. Agora que eu aprendi todas essas receitas vai dar pra fazer muita coisa com o leite que sobra, pra consumir e quem sabe pra vender também", diz ela.
Rosenilda Gonçalves é outra que está bastante entusiasmada com o que aprendeu. "Esse iogurte que a gente aprendeu aqui, muito fácil de fazer, muito mais gostoso do que o que compra no mercado e com tão pouca coisa dá pra fazer muitos litros de iogurte", conta ela. Rosenilda chama a atenção para o fato de que lá no interior a matéria-prima é abundante. "Pra nós é bom porque a gente tem muita coisa, tem horta, cria os animais, e a gente não tinha muito conhecimento de tudo o que pode fazer com os alimentos. Lá em casa está fazendo sucesso o pão de cebola. Eu percebi quanta coisa que jogava fora e podia aproveitar e fazer receitas nutritivas, com coisas saudáveis e que antes iam pro lixo", esclarece.
Rosenilda, a exemplo de outras quatro mulheres que fizeram o curso de produtos do leite, também já haviam participado do curso de alimentos enriquecidos, realizado pela Casa da Cidadania no bairro Primavera em maio e na comunidade de Morro Grande em junho.
Ao todo, 16 mulheres participaram do curso de produtos do leite. Cada uma ganhou um certificado e um livro de receitas, com dicas de higiene e boas práticas de elaboração e manipulação na cozinha. O próximo curso voltado para os produtores rurais, em parceria com a Casa da Cidadania e a Unicentro, será o de carnes e embutidos, com data ainda a ser marcada. Fique atento e entre em contato com a gente para saber de todos os cursos e sempre estar bem informado: 3629-3003. Confira todas as fotos do curso de produtos do leite aqui: Galeria de Fotos do site da Vereadora Eva Schran. Confira também e baixe no seu computador a cartilha com as receitas e dicas ensinadas no curso: CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário